DIY DECORAÇÃO

DIY Decoração: Vela diamante (para decorar ou dar de presente!)

7 de abril de 2015
DIY vela em formato de diamante - compondo a decoração

DIY vela em formato de diamante - suspensa por corrente

Esses tempos tava lembrando de um brinquedo que eu tinha quando era criança, que eu amava. Era nada mais nada menos que uma caixa com um monte de molde (de casinha, flor, coração, sascosa), um pacote de gesso, algumas tintas e um pincel. Fim. Esse era o brinquedo. Mas eu achava a coisa mais incrível do mundo esse processo todo de preparar o gesso e vê-lo tomar a forma do molde. Já falei aqui o quanto eu adorava fazer arte quando era criança. E aí que eu nunca mais tinha brincado com gesso na minha vida. Até que esses tempos eu vi essa vela DIY e fiquei com mó vontade de fazer uma também. Como eu adoro coisas em formato de diamante (quem não?), pensei logo nisso. Veja como conquistar o sonho da vela diamante própria.

DIY vela em formato de diamante - materiais necessários

Materiais:

• Gesso em pó (eu comprei um pacote de 1kg, fiz 5 velas e ainda sobrou bastante)

• Velas pequenas (tem que ser dessas que vem com o suporte)

• Molde  (clique para baixar o molde do diamante)

• Papel triplex

• Cola branca

• Fita crepe

• Tesoura

• Tinta acrílica dourada

• Régua

• Clipe ou vincador

• Pincel

• Lápis

DIY vela em formato de diamante - passo a passo completo

Passo 1:

1a: com o lápis, desenhe o contorno do molde no papel triplex.

1b: com a ajuda da régua, trace as linhas internas que ligam o centro com as arestas.

Passo 2:

Recorte o molde.

Passo 3:

Vinque todas as linhas do molde que você traçou, para facilitar na hora de dobrar o papel.

Passo 4:

Dobre o molde, criando a forma do diamante.

Passo 5:

Cole as abas do molde, sempre no lado de fora. Se você colar por dentro, deixará a marca no gesso.

Passo 6:

Para garantir que o gesso não vaze, passe fita crepe sobre o molde, principalmente nas abinhas que você colou. Essa etapa também vai ajudar a manter o molde mais firme, já que adiciona mais camadas ao papel.

Passo 7:

Prepare a massa do gesso conforme as instruções da embalagem. Deixe a massa descansar de 2 a 3 minutos, até que ela fique levemente mais consistente. Por favor, não vá dar “só uma olhadinha no Instagram” durante esse processo, porque o gesso endurece muito rápido, e, se você perder o ponto, já era, não dá mais pra trabalhar (sim, eu fiz isso). Coloque o molde em um pote de vidro, ou em qualquer outro suporte que o deixe bem firme na posição vertical. Encha o molde com gesso, quase até o topo. Cuide para não encher demais, para não vazar na hora de colocar o suporte da vela (sim, eu também fiz isso).

Passo 8:

8a: Tire o suporte da vela e o insira no gesso.

8b: Como o suporte é muito leve, você vai precisar fazer isso pra ele não boiar. Levemente, delicadamente, suavemente e gentilmente insira algumas moedas dentro dele, cuidando pra que o peso seja distribuído uniformemente.

DIY vela em formato de diamante - pintando com tinta dourada

Passo 9:

Agora é que é a hora de olhar o Instagram, Facebook, Twitter, etc, pra deixar o gesso endurecer. Espere 1 hora e retire o molde. Se ficar algum resto de papel grudado no gesso, é só ir passando o dedo que sai tudo. Pinte o diamante com a tinta acrílica.

Depois que a tinta estiver seca, é só colocar a vela no pratinho e tá pronto!

DIY vela em formato de diamante - várias dispostas sobre a mesa

Ou não. Assim, se você quiser usar a vela só para decoração, então sim, tá pronto. Mas, se você quiser acendê-la e tudo mais, talvez seja melhor pendurá-la, para que a parafina não derrame toda sobre a mesa. Ah, e essa vela suspensa também não ficaria linda numa decoração de festa? Imagina, várias dessas? Ia ficar lindão. Então vamos lá, vou te ensinar a fazer também o suporte para pendurá-la.

DIY vela em formato de diamante - materiais para fazer a corrente

Materiais:

• Corrente de metal dourada

• Argola de metal dourada (comprei essas de chaveiro)

• Alicate para bijuteria

Passo 1:

Separe 3 pedaços longos (iguais) de corrente, e um menor, de mais ou menos 15cm de comprimento. Com o alicate, una as pontas da corrente de 15 cm. Em seguida, una uma das pontas das 3 correntes longas ao pedaço menor, deixando uma distância igual entre uma corrente e outra.

Passo 2:

Insira a outra ponta das correntes na argola.

Depois, é só colocar a vela diamante no suporte e deu! Agora sim, tá pronta pra tudo! Não ficou uma coisa linda? Ah, você também pode fazer pra dar de presente pra alguém (alô Dia das Mães chegando)! Me conta o que achou.

DIY vela em formato de diamante - mão segurando a corrente

DIY vela em formato de diamante - pendurada ao lado da planta

Fotos: Moysés Lavagnoli e Gabriela Dantur | Styling: Gabriela Dantur 

Acho que você também vai gostar destes aqui:

2 Comentários

  • Reply 5 blogs sobre casa e decoração que você precisa conhecer também - Casinha Arrumada 29 de maio de 2015 at 8:32 PM

    […] de ter conhecido o A Parede Indecisa ontem, já elegi alguns dos meus posts favoritos! Aqui vai: 1) DIY vela diamante 2) DIY luminária geométrica ombré e 3) DIY puxador em formato de […]

  • Reply Jaqueline 1 de outubro de 2015 at 10:48 PM

    Nossa, lindíssimo Gabi! Vou fazer com certeza :)

  • Responder