DIY DECORAÇÃO

DIY Luminária geométrica ombré

22 de maio de 2015
DIY luminária geométrica dip diy

DIY Luminária pendente gaiola ombré

Já fazia um tempinho que não tava muito feliz com a luminária da mesa da sala, porque a que eu tinha (na verdade ainda tenho, só tá guardada, hehe) já não tava combinando com a vibe do ambiente. Eu ainda gosto dela (nesse post aparece), mas é muito frufru comparada ao resto da decoração que vinha se instalando (tudo bem que eu mudei por uma luminária ROSA, mas ok). Aí eu tava bem a fim de uma dessas himmeli geométricas, mas queria uma coisa mais diferente, não aquela dourada padrão que tá rolando (eu sei, como assim eu renegando o dourado? também não entendi).

Meio que esse DIY foi pensado e construído gradativamente. Primeiro eu só tinha a estrutura na cabeça, e não sabia como deixá-la diferente. Quase desisti. O trem ficou encalhado alguns dias em cima da estante. Aí eu tive uma crise criativa que quase me fez desistir do blog. TANDANDAN. Calma, to vivona. Quando a crise começou a passar, vieram novas ideias de DIYs legais pra fazer e a visão de uma luminária geométrica, coberta com fio e pintada dip dye. Que emoção. Pra você que não gosta de sofrer, já dou tudo mastigadinho, ó:

diy-luminaria-materiais

Materiais

Régua | Corante para tecido na cor que preferir (comprei em loja de materiais artísticos) | Tinta spray branca | Tesoura | Esponja | Barbante | Cola quente | Palitos de churrasco | Alicate

como-fazer-luminaria-passo-1

Passo 1

Antes de mais nada: as medidas dos palitinhos que formam o hexágono menor foram definidas de acordo com o bocal que tenho aqui em casa, de 3,5cm de diâmetro. Se o seu bocal for diferente (nem sei se existe isso, mas vai que), você terá que personalizar essas medidas, ok? Corte 6 palitos de 3cm, 12 de 15cm e 6 de 18cm. O alicate precisa estar bem afiado pra não “mastigar” a madeira. Você também pode cortar os palitos usando um serrote pequeno. Ah, e procure cortar as varetas de mesmo tamanho com a maior precisão possível, pra não dar problema na hora de montar (experiência própria, culega).

Como fazer luminária geométrica - colando palitos

DIY luminária geométrica - colando palitos

Passo 2

Agora é a hora de juntar todos os palitos, usando a cola quente. Primeiro, forme um hexágono perfeito com os palitos menores (A). Se quiser pode usar um molde de papel como guia. Você pode ver que eu não fiz isso e o hexágono não ficou tão perfeito assim, por isso eu tive um pouco de dificuldade pra encaixar tudo depois. Então minha dica é: não faça como eu, haha. Tenha certeza de que está formando um hexágono perfeito. Se você fez a lição de casa certinho no passo 1 vai ganhar uma estrelinha já fica bem mais fácil.

Em seguida, forme o hexágono maior (B), com palitos de 15cm. Coloque o hexágono grande sobre a mesa (na foto tá ao contrário, não repara), segure o hexágono menor a uma altura de 15cm, exatamente no centro, e cole os palitos de 18cm (C) nas arestas, juntando os dois hexágonos. Se você tiver com alguém legal e disponível por perto, peça para a pessoa ir passando cola quente enquanto você cola as varetas.

Por fim, cole o restante dos palitos de 15cm (D) a partir das arestas do hexágono maior, unindo as pontas no centro.

Se por acaso alguma coisa não encaixar, não se desespere, nem tente forçar, porque a estrutura é delicada. Subverta o sistema e corte um palito ou outro de tamanho personalizado, pra encaixar certinho. Mas se você tiver bastante atenção e capricho, provavelmente não precisará fazer isso. ;)

Ufa! Deu pra entender? Explicar é sempre mais complicado do que fazer ¯\_(ツ)_/¯

Como fazer luminária geométrica - pintando com tinta spray

Passo 3

Pinte a luminária com tinta spray branca. Mas por que isso se vamos cobrir depois com barbante? Porque isso ajuda a camuflar a madeira em algum cantinho que o barbante não cobrir bem. Por isso, não precisa passar mil demãos, só veja se as arestas estão bem pintadas.

DIY luminária boho geométrica ombré - cobrindo com barbante

Passo 4

Para cobrir a estrutura com barbante, comece colocando um pinguinho de cola quente próximo a uma aresta, na parte de dentro, e cole a pontinha do barbante.

Tutorial pendente de luz geométrico - cobrindo com barbante

Em seguida, faça um “X” na aresta com o fio, para cobri-la bem.

DIY luminária himmeli - cobrindo com fio

Vá enrolando o barbante na estrutura, e quando o fio acabar, cole a ponta e corte o excesso.

Faça você mesmo luminária geométrica - cobrindo com fio

Use esse mesmo processo para cobrir toda a estrutura da luminária. Tenha certeza de que está enrolando o fio bem juntinho, pra não ficar nenhum buraco. Mas, Gabi, não dá vontade de morrer enrolando isso tudo? Um pouco, talvez. Vai fazendo enquanto assiste à primeira temporada de Better Call Saul no Netflix. Até chegar a segunda você já terminou. Mentira, não demora tanto assim. Ah, e lembre: não é porque você tacou cola quente que pode brincar de ioiô com a estrutura. Trate-a com carinho ao passar o barbante, ela é frágil.

diy-luminaria-geometrica-passo-5

Passo 5

Agora é a hora de tingir o barbante. Eu dissolvi aproximadamente 2 colheres de chá de corante em 150ml de água fervendo. Molhe a esponja (não encharque) e vá passando no fio, em toda a parte de baixo da estrutura. Quanto mais vezes você passar, mais intensa ficará a cor. Para fazer o efeito ombré nas hastes verticais, use uma área da esponja que não está muito molhada e faça movimentos para cima, de uma forma bem suave, para o corante não penetrar muito no fio.

DIY luminária pendente himmeli ombré

Depois que secar bem, tá no ponto pra pendurar! Ai, que maravilha. Vou começar a espalhar o boato de que comprei na Urban Outfitters, só pra ver se cola, haha. Mas eu realmente adorei como ficou! E você, kikachô?

Só uma última observação: evite usar lâmpadas que esquentem muito, principalmente na área do bocal, pois a cola quente pode derreter, além de não ser recomendável que o barbante fique numa temperatura muito alta.

DIY luminária geométrica ombré barata

Fotos e styling: Gabriela Dantur

 

Acho que você também vai gostar destes aqui:

14 Comentários

  • Reply Vivanna Karen 22 de maio de 2015 at 2:16 PM

    Olá, Gabriela! Gostei da luminária, prática e linda. Vou fazer para o cobertura da piscina. Visita meu blog e veja este relógio decorativo (http://karendecore.blogspot.com/2014/09/relogio-de-xicaras.html). Se gostar curte o blog, e eu o seu. Uma parceria entre blogueiras rsrs. Bjssss ;***

    • Reply Gabriela 22 de maio de 2015 at 2:29 PM

      Obrigada, Vivanna, que legal que você gostou! Me conte depois como ficou ;) Vou lá visitar, sim. Beijos

  • Reply Leticia Castelli 22 de maio de 2015 at 8:29 PM

    Eu adorei…pena que não tenho onde colocar na minha casa.
    E nada de crises hein, pq entro no blog todos os dias para ver o que tem de novo!!!hehe
    Trabalho em uma empresa chamada EU ORGANIZO, sou personal organizer e temos essa loja que vende produtos organizadores, estou publicando alguns de seus posts na nossa pagina, da uma passada pela pagina, temos muitos seguidores, uma boa forma de espalhar seu blog também.Conheça tb nosso site, http://www.lojaeuorganizo.com!
    Beijao Gabi =D

    • Reply Gabriela 22 de maio de 2015 at 8:55 PM

      Eeeeba, Leticia, que querida, obrigada! Por me incentivar e por divulgar meu conteúdo! Adorei. O mundo precisa de mais pessoas legais como você. haha ;) Vou lá olhar sim! Beijão

  • Reply Rafy 23 de maio de 2015 at 5:22 AM

    Oww… ficou lindo. Pena não ter onde usar. Essa semana fiz os diamantes de gesso e as nuvens de concreto. Ficaram muito fofo. E finalmente fiz um DIY que deu certo. Falando em Urban Outfitters, ( compro mentalmente quase todo a loja) poderia rolar um DIY daqueles prismas metálicos. Agora que eu vi esse acho super rola de fazer com palito de churrasco e tinta cobre. Sendo minha habilidade quase nula, ficaria imensamente contente se você fizesse um e dividisse as medidas e o passo a passo. Em formato de diamante, quem sabe?! Sou um desastre mas já fiz dois DIY seu que não ficaram parecendo trabalho escolar. Então super confio nos seus DIY.

    • Reply Gabriela 23 de maio de 2015 at 9:14 PM

      Eba, Rafy! Que legal que fez os projetos, e principalmente, que deu certo, haha! :) Com a prática vai pegando as manhas e só fica melhor! Que lindo saber que você confia nos meus DIY, fico feliz de verdade lendo isso! <3 E siim, aqueles prismas são incríveis, vou pensar num post, podexá! Valeu pela sugestão, beijo!

  • Reply Manuela Lopes 24 de maio de 2015 at 1:18 AM

    Gabi, tô passada com seu blog. Sério mesmo! Tudo de excelente bom gosto, projetos super bem executados, fotos impecáveis… arrisco até a dizer que o seu já é o melhor blog do ramo aqui no país, e muito melhor que vários blogs gringos famosos que conheço. Parabéns, de coração! Realmente estávamos precisando de um blog nesse nível pra enriquecer nossa leitura e nos inspirar de forma tão sublime.
    Acabei de conhecê-lo através do Histórias de Casa e pode ter certeza de que vc já foi incorporada às minhas leituras constantes.
    Um grande beijo!
    Manu

    • Reply Gabriela 24 de maio de 2015 at 12:48 PM

      Manuuu do céu, você quer me matar do coração falando coisas tão lindas? Hahaha guria, muito muito obrigada! Fiquei feliz DEMAIS. Essa semana que passou foi meio ‘bleh’ pra mim, mas ler isso me ajuda a ter a energia que preciso pra continuar com muito amor e vontade. Obrigada mesmo! <3 E eu quero conhecer o seu blog JÁ! Beijo enorme, querida!

  • Reply lariz 28 de maio de 2015 at 5:57 PM

    gente, to chorando lágrimas de corante rosa com esse diy :~ que perfeição isso! AMANDO teu blog, não consigo sair daqui, vou ler até acabar todos os posts e ficar com cara de choro pedindo novos quando isso acontecer!

    • Reply Gabriela 28 de maio de 2015 at 10:49 PM

      hahahaha amei “lágrimas de corante rosa”, vou usar sempre a partir de agora! Fico mega feliz que você tá gostando, muito obrigada mesmo, guria! O teu blog tá uma lindeza também, vocês são uma fofura. <3 Beijo!

  • Reply Friday Links - The Crafted Life 17 de julho de 2015 at 7:03 AM

    […] This light project makes me weak in the knees. So does this […]

  • Reply Lámpara geométrica DIY | Decoración Hogar, Ideas y Cosas Bonitas para Decorar el Hogar 22 de julho de 2015 at 6:00 AM

    […] Tienes toda la información para conseguir una lámpara geométrica por poco dinero, con fotografías incluidas, en el siguiente enlace: aparedeindecisa […]

  • Reply Cute DIY Ombre Hexagon Lampshade | Shelterness 23 de julho de 2015 at 12:57 PM

    […] Ombre pieces are in trend, everyone’s buying or making ombre furniture, painting walls and various items. Let’s make this ombre lamp, you’ll need a ruler, fabric paints, white spray paint, scissors, a sponge, yarn, hot glue, BBQ sticks and pliers. Define the measures of chopsticks for the lower hexagon and cut them accordingly using the pliers. Now make rods of sticks – cut them and shape a rod. Shape your lampshade gluing the sticks, and make sure that you are forming a perfect hexagon. Then, form the largest hexagon, with 15cm sticks and put it on the table. Hold the lower hexagon at a height of 15cm, exactly in the center, and glue the sticks of 18cm the edges, joining the two hexagons. Keep reading the tutorial at aparedeindecisa.com.br. […]

  • Reply Como não pensei nisso antes? 10 DIY incríveis para decorar a casa! - Casinha Arrumada 6 de novembro de 2015 at 9:04 AM

    […] a lâmpada (ela precisa ser fria), mas a Gabi deixou todo o projeto mastigadinho para gente aqui. Sem desculpa para não […]

  • Responder

    RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DO BLOG!

    x