DICAS

A Parede que você não vê

11 de agosto de 2015
bastidores-a-parede-indecisa-7

Faz muito tempo que queria fazer um post mostrando um pouco dos bastidores do blog. Mas eu me enrolei, me enrolei e me enrolei mais um pouco, por motivo de: eu não sabia muito bem como e o que contar pra vocês, e muito menos se isso interessaria a alguém. Mas resolvi fazer o post mesmo assim e aí vocês me dizem se acharam legal ou para-com-isso-miga. Tem outro motivo pelo qual procrastinei pra fazer esse post (procrastinadores sempre acharão razões): TODA fucking vez que eu ia fotografar um tutorial eu pensava em tirar foto dos bastidores e acabava esquecendo. Mas, felizmente, em alguns dos últimos eu lembrei e acho que já dá pra ter uma ideia de como a bagunça toda é feita.

Algumas pessoas também me perguntam como eu faço as fotos, e meio que hoje vou contar um pouco o geralzão, mas eu prometo que tentarei fazer outros posts dando dicas e compartilhando o pouco que sei sobre fotografia (o pró aqui em casa é o Moysés, eu sei o suficiente para manter o blog haha).

Bom, então vou explicar tudo didaticamente que acho que fica mais organizado e fácil de entender:

1. Onde você faz as fotos?

Tudo é fotografado na minha casa (quem me dera ter um estúdio), mais especificamente no chão ao lado da janela da sala, que é o local mais iluminado e onde tem espaço (mínimo, mas relativamente suficiente). Como decidi fotografar apenas com luz natural, que considero melhor para o tipo de foto que faço no blog, posiciono tudo o mais próximo possível da janela. Há exceções, como nos casos em que preciso de um espaço maior ou uma parede, aí acabo usando outros ambientes. Mas, sinceramente, eu evito ao máximo esse deslocamento, porque acho a iluminação muito melhor nesse cantinho ao lado da janela.

bastidores-parede-indecisao que você não vê

2. Você tem móveis de várias cores?

Não. Eu monto cenários. O que significa que eu uso fundos como base para as composições. Os que tenho por enquanto são: folhas grandes de papel colorido, uma placa de foam e uma base de madeira (que montei com ripas de pinus e pintei de branco). “Mas pra que fazer isso ao invés de usar, sei lá, uma mesa?” Porque eu gosto de criar minieditoriais e “contar histórias” por meio das imagens, então todos os elementos devem estar coordenados, inclusive a cor e textura do fundo.

Como limpar ferrugem de uma cesta de metalpapéis que viram paredes e mesas

bastidores-a-parede-indecisa-5base de madeira prestes a ser pintada de branco

3. Como é o processo de composição das fotos?

Antes de desenvolver o DIY, eu penso nos elementos/objetos que vou precisar para compor as fotos do produto final. Se eu decido usar alguma coisa específica que não tenho em casa, como uma flor ou fruta, já tenho que agilizar a compra. Esses objetos portáteis que fazem parte da composição da cena (em fotografia, cenários, etc) são chamados de props, ou simplesmente acessórios. São justamente estes elementos que ajudam a contar a história. Eu considero isso parte essencial do que faço aqui no blog, e, inclusive, de vez em quando compro alguma coisa que acho que será útil para as fotos, como um copo bonito, um lápis diferente ou até um pano de prato mais elaborado.

bastidores-a-parede-indecisaexpectativa X realidade

bastidores-a-parede-indecisa-3pilha de revistas resolvendo os problemas since forever

4. Como você faz para deixar os objetos com pouca sombra?

Uso rebatedores gambiarra. A-há, por essa vocês não esperavam, hein? Tavam achando que era tudo profissa e cheio de esquema? Não, não. São apenas dois pratos de bolo laminados ancorados por 4 temporadas de Lost. HAHA. Ridículo, eu sei. Mas é o que temos pra hoje. O rebatedor tem a função de… TCHARAM! Rebater a luz. O que significa que a cena ficará o mais iluminada possível, de ambos os lados, reduzindo drasticamente as sombras. Mas então muita sombra é ruim? De forma alguma. Tudo depende do que você deseja nas suas imagens. Para o meu blog, escolhi produzir fotografias hiperiluminadas e até um pouco superexpostas (isso eu explico com calma em outro post), então eliminar um pouco das sombras é necessário para trazer o resultado esperado.

bastidores-a-parede-indecisa-4alá minha ‘parede’ de bolinha

5. Que equipamento você usa para fotografar e como você edita as imagens?

Uso duas câmeras Nikon, a D90 e a D3300, e três lentes: uma Sigma 50mm f/2.8 macro, uma Nikkor 35mm f/1.8 e uma Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6. Ah, também uso um tripé Manfrotto Compact Action. A edição das imagens, na maioria das vezes, é feita toda no Adobe Lightroom, e não é nada muito heavy metal, não. Faço pequenos ajustes e não uso nenhum preset ou filtro (já me perguntaram também). Algumas fotos do Instagram são feitas com meu celular mesmo, um iPhone 4S, e editadas nos aplicativos Snapseed e – raramente – VSCO Cam.

edicao-iphoneantes e depois: imagens feitas com o iPhone e editadas no Snapseed

Bom, acho que no geral é isso! Nem preciso dizer, mas é claro que não fui eu que inventei essas manhas todas. Eu aprendi (e continuo aprendendo) lendo e observando a produção das creative bloggers gringas, que já vêm desenvolvendo conteúdo assim há vários anos (lá fora o nicho dos blogs de DIY me parece tão concorrido e profissional quanto o dos blogs de moda vem se tornando no Brasil). Muitas dessas blogueiras costumam compartilhar dicas e truques pra fazer e fotografar os tutoriais, então basta ter paciência pra fuçar que rola aprender bastante coisa. É claro que hoje em dia a maioria delas tem à disposição muito mais recursos e equipamentos do que eu. Mas pelo que vi todas começaram assim, no improviso, então por que eu deveria ficar de mimimi e me impor limitações pra não brincar disso também?

Mas não é porque é possível que é simples. Tudo o que faço aqui dá, sim, um trabalho lazarento, pois, além da parte técnica, a bagunça é inevitável. Como vocês viram, não tenho um espaço específico pra desenvolver os projetos de DIY nem pra fotografá-los e, muitas vezes, preciso mudar coisas de lugar, puxar móveis de outros ambientes e inventar paredes que não existem. Tem horas que olho ao redor e não tem um espacinho sequer arrumado. Me dá um minidesespero do tipo ‘QUE MERDA É ESSA QUE FUI INVENTAR?’. Mas, ao mesmo tempo, talvez a parte que mais gosto do que venho fazendo aqui no blog seja exatamente a criação desses microuniversos. É divertido, gente. E como diríamos todos nós na quarta série: quem inventa, aguenta!

Ufa, cabô! Espero que vocês tenham se divertido vendo um pouco do behind the camera do blog. Se tiverem alguma outra curiosidade, joguem nos comentários que tento responder e/ou fazer outro post complementar. Na real eu pensei em continuar mostrando os bastidores, eventualmente. Mais pela diversão, sem tanta explicação assim, até porque já contei quase tudo hoje. Vocês curtem? Ou nadavê? Fala que eu te escuto. Beijos!

Acho que você também vai gostar destes aqui:

57 Comentários

  • Reply Lariz 11 de agosto de 2015 at 10:57 AM

    EEBAAAAAA <3 gente, que demais, adorei tudo! o teu capricho e a dedicação com as coisas é demais, quando eu crescer tb quero ser assim Gabi!
    bjs!

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:12 AM

      haha Lari, tu já é phoda! Obrigada pelo carinho de sempre <3

  • Reply Borges 11 de agosto de 2015 at 10:58 AM

    Muito legal conhecer os bastidores do blog. Ainda bem que esse post saiu! :D
    Todo esse trabalhão que você contou realmente compensa, pois as fotos são excelentes. Para mim, no mesmo nível das DIYers-gringas-fodas. Parabéns!

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:29 AM

      Eeeee, Borges, fico felizona de ler isso! Valeu mesmo! :)

  • Reply Camila 11 de agosto de 2015 at 11:17 AM

    Post mais que maravis! Amei essas gambiarras e me deu mais vontade de dar uma pesquisadas sobre elas.
    Dá para ver que tu põe amor em tudo o que faz, mesmo que dê um trabalho danado.
    Beijos!

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:31 AM

      Oi, Camila! Siim, tem muito post dos blogs gringos ensinando coisas do tipo, dá uma pesquisada que você encontra várias outras gambiarras, haha.

      Eu coloco amor mesmo, e fico feliz de saber que dá pra sentir isso aí do outro lado <3

      Obrigada! Beijos

  • Reply Agatha 11 de agosto de 2015 at 11:22 AM

    Adorei ver como funciona tudo! Parabéns pelo lindo trabalho.

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:31 AM

      Muito obrigada, Agatha! <3

  • Reply Kátia 11 de agosto de 2015 at 11:36 AM

    Parabéns Gabi, com tão pouco você faz tudo tão lindo!!! Assim tem muito mais valor! Sou sua fã!!! Rssss AMEI! <3

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:34 AM

      Eba, Kátia, brigadão! <3 Às vezes a gente nem imagina como coisas simples podem ajudar a trazer um resultado legal, né?

  • Reply Vítor 11 de agosto de 2015 at 11:43 AM

    Gábi, você é meu herói. Amei.

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:37 AM

      Obligada, migus! <3

  • Reply Izabella 11 de agosto de 2015 at 11:50 AM

    Amei o post, Gabi!
    Parece tudo tão simples e fácil, né? Mas quando é hora de colocar a mão na massa tudo dá muito mais trabalho. E dificilmente de primeira vai sair como havíamos imaginado.
    Adoro seu blog e curto demais suas fotos e o estilo do seu blog.
    Continue com posts assim, adoro aprender estes truques! Quem sabe futuramente vc não escreve um guia ou ebook sobre o assunto?
    Sucesso pra vc!
    Bss

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:41 AM

      Oi, Izabella! Muito obrigada! <3 E pode ter certeza que tudo é questão de prática. No começo eu me batia com tudo, mas, quanto mais a gente faz, melhor fica.

      E tenho pensado sim, sobre produzir um material com conteúdo assim! Que legal saber que já tenho uma interessada ;)

      Beijão!

  • Reply Luana Sena 11 de agosto de 2015 at 12:05 PM

    Adorei de verdade, é desse modo no improviso que suas publicações ficam tão bem feitas e nos ajuda muuuito nas inspirações :)

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:42 AM

      Oi, Luana! Verdade, o importante é que sai! O ‘como’ a gente dá um jeito! hehe ;)

      Beijos, valeu!

  • Reply 11 de agosto de 2015 at 12:36 PM

    That’s what I’m talking about, obrigado por compartilhar esses bastidores, Gabi! Já venho fuçando nos blogs das gringas atrás das dicas delas há um tempo, e acho as suas fotos tão boas quanto as delas! Vivo reclamando que meu apartamento tem pouca luz, mas seu post me fez lembrar de um cantinho aqui que eu nunca tinha dado atenção por ter uma parede/chão feios, mas é aí que entram os props! Correndo pra papelaria atrás de papeis coloridos nas cores da identidade do Melhor Ângulo já já! <3

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:47 AM

      Oba, Zé, que legal ler isso, obrigada! É ótimo saber a opinião de alguém que manja dos paranauê! E o post demorou, mas saiu, viu? haha

      E siiim, às vezes a gente nem se liga que dá pra dar uns truques nesses cantinhos, né?

      Quero ver o que vai rolar no Melhor Ângulo, certeza que vai ficar foda! :)

      Valeu, queridão!

  • Reply Rê Becker Wentz 11 de agosto de 2015 at 2:04 PM

    nossa, q criatividade!!! Adoreiii! Minhas fotos geralmente são bem tosquinhas pois nunca analiso tudo que tem “ao redor” da foto…você monta um cenário inteiro e com dicas super fáceis!

    parabéns, são fotos ficam realmente lindas, vale o esforço ;)

    bjo!

    http://www.vidaloucadecasada.com.br

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:48 AM

      Oi, Rê! Isso, comece a prestar atenção aos detalhes, treine seu olhar, você vai ver como suas fotos vão melhorar! Fico feliz de poder ajudar <3

      Beijão, obrigada!

  • Reply Jess 11 de agosto de 2015 at 2:52 PM

    eu conheci seu blog semana passada e me encantei. Seu trabalho é incrível. Parabéns.

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:49 AM

      Oba, Jess, que lindo! Obrigada de coração! <3

  • Reply Cristine 11 de agosto de 2015 at 4:01 PM

    Adorei os rebatedores de forma de bolo!! Parabéns pelo trabalho e muito sucesso, gabi! Ta tudo sempre lindo!

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:52 AM

      haha, sim, esses rebatedores são gambiarra master! Obrigada, cris!! <3

  • Reply Tatiana 11 de agosto de 2015 at 4:54 PM

    Adorei o post! Tudo que eu precisava ler para melhorar minhas fotos! Já acompanho seu blog há um tempinho e sempre fiquei de boca aberta com as suas fotos, com o cuidado com cada uma delas e ver como tudo é feito até chegar ao resultado final é muito legal! Obrigada por compartilhar e parabéns pelo trabalho!!!

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:55 AM

      Oi, Tatiana! Obrigada você, por acompanhar o blog e pelos elogios. <3 Espero que tenha te inspirado a melhorar suas fotos, fico bem feliz de poder ajudar de alguma forma! Beijão

  • Reply Livia 11 de agosto de 2015 at 6:09 PM

    Caramba tô impressionada.
    Amo suas fotos, sempre quis saber o segredo. Realmente iluminação natural é tudo.
    ótimas dicas e agora sei que vou melhorar muito as fotos dos meus diy’s que são péssimas.. hahaha
    Beijos
    http://www.decorarepreciso.com.br/blog

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 10:58 AM

      Oi, Livia! Viu, o segredo era bem simples, haha. Que legal que te inspirei a melhorar as fotos! Se joga, porque criatividade você já tem de sobra ;)

      Beijão, obrigada!

  • Reply Casa Design Studio 11 de agosto de 2015 at 6:35 PM

    Olá Gabi!!!
    Que bom ler esse post, eu amei ver um pouco dos seus bastidores e ver tanto empenho para produzir esse material lindo que você compartilha! Também gosto de fotografar perto da janela da sala que é onde tem a maior entrada de luz, mas não uso rebatedor e amei essa dica! Irei providenciar um!
    Também gostei de saber que você já pensa em como será a foto final antes de executar o DIY, estou passando a fazer isso muito recentemente. E já tem melhorado bastante o resultado!
    Ah!!! Acho que já falei com você, sobre um projeto que participo o DIY Coletivo, o tema desse mês é Upcycling e seria um prazer enorme ver esse conteúdo tão lindo que você faz na nossa comunidade! Ontem foi ao ar o meu post, se tiver um tempinho dá uma olhadinha! Quem sabe você se anima! =)
    http://www.casadesignstudio.com.br/2015/08/diy-coletivo-da-para-usar-lixo-na.html#post
    Beijo grande! Thamyrez

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 11:04 AM

      Oi, Thamyrez! Obrigada pelo carinho de sempre, você é uma querida! <3

      Siiim, o rebatedor me ajudou muito, tenta aí pra ver a diferença! Se não quiser uma luz tão forte, use um rebatedor branco, ao invés de laminado. Funciona super bem também.

      Nossa, guria, eu amei esse teu DIY. Não percebi de primeira que era uma latinha! Parabéns, ficou foda!

      E eu to toda bagunçada com os compromissos que assumi, por isso não participo agora do DIY Coletivo, mas quem sabe mais pra frente! Mas eu sempre vejo e acho mó legal! Obrigada pelo convite! :)

      Beijão, valeu!

  • Reply Marc Allan 11 de agosto de 2015 at 6:36 PM

    Adorei o post. Muito obrigado por compartilhar esses bastidores!

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 11:05 AM

      Obrigada, Marc! Fico feliz de poder compartilhar minhas gambiarras, hehe! :)

  • Reply Thamires Vasconcelos 11 de agosto de 2015 at 7:01 PM

    Primeiramente: Seu blog é maravilhoso demais! Não consigo parar de ler.
    Segundamente: As gambiarras que usa pra fazer suas fotos são incríveis! Adorei o truque do rebatedor. Vivendo e aprendendo né? hahahaha

    Beijos

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 11:08 AM

      Oi, Thamires! Que lindo saber que você não consegue parar de ler! Fica que vai ter mais! haha

      E siim, a manha do rebatedor é divertida, né? Eu até queria um rebatedor profi, mas acho que já me apeguei ao prato de bolo hahaha.

      Beijos, obrigada!

  • Reply Studio Nanquin 12 de agosto de 2015 at 2:08 PM

    Ameiiii!

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 11:09 AM

      <3

  • Reply Ana 12 de agosto de 2015 at 10:09 PM

    Seu trabalho é, simplesmente, perfeito. Cada detalhe, tudo lindo. Parabéns!

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 11:11 AM

      Que alegria ler teu elogio, Ana! Obrigada mesmo! <3

  • Reply BA MORETTI 16 de agosto de 2015 at 12:50 AM

    beeeem esse post que eu tava precisando HAHAHAHA ♥ salvando a vida das blogueira tudo. amei :)

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 11:12 AM

      hahaha siiim, pras bloguera é bem útil! Sempre dá pra dar um jeitinho. Valeu, Ba! <3

  • Reply louh marques 18 de agosto de 2015 at 2:03 PM

    Super inspirador esse post! Salvando aqui…Bjão

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 11:13 AM

      Oba, Louh! Salva aí! Beijos, obrigada!

  • Reply Camila Oliveira 21 de agosto de 2015 at 11:53 AM

    Que foda! Muito legal ver os bastidores!
    SOS para blogueiras em forma de depoimento hahaha <3

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 11:14 AM

      hahah amei tua definição, Camila! Que bom que gostou, valeu! <3

  • Reply ACHADOS DA TATI - AGOSTO | Bangalô da Tati 28 de agosto de 2015 at 11:01 PM

    […] de fazer todos os seus DIY! rs! Mas o que vim contar para vocês como achado, foi que ela mostrou os bastidores dos dias que ela tira as fotos, todo o trabalho que dá, os materiais que usa, dicas, ou seja tudo […]

  • Reply 31/08: Blog Day | Teoria Criativa 31 de agosto de 2015 at 9:24 PM

    […] há pouquinhos dias e já estou apaixonada. Além de DIYs fofos, as fotos são lindas. E adorei o post que ela explicou como faz as suas fotos. É bom pra mostrar que nem tudo é ~gramur, […]

  • Reply Milca 3 de setembro de 2015 at 10:10 AM

    Certeza que salvou a vida de muita blogueira. A minha, pelo menos, sim!
    Achei o máximo, parabéns!

    • Reply Gabriela 3 de setembro de 2015 at 11:15 AM

      Eeee, que alegria salvar vidas! Fico felizona, haha. Muito obrigada, Milca! Beijo!

  • Reply Ana Luiza 6 de setembro de 2015 at 2:36 PM

    Acabei de conhecer o blog. Adorei tudo, inclusive esse post! Obrigada por compartilhar :)

    • Reply Gabriela 9 de setembro de 2015 at 6:23 PM

      Oba, obrigada, Ana! Volte sempre <3

  • Reply Clarissa Carino 11 de setembro de 2015 at 5:37 PM

    Gente, muito legal esse post! Serve pra desmistificar um pouco aquela ideia de que pra fazer posts e fotos perfeitas tem que ser rico ou contar com equipamentos profissionais… Amei esses bastidores, você é muito criativa, parabéns! ;)

    Beijos,

    Clá | blog Uma Garota Carioca

  • Reply Lorraine Faria 25 de setembro de 2015 at 5:07 PM

    fiquei sem palavras com seu capricho!!!
    tomara que um dia eu seja pelo menos um pouquinho disso aí! <3

    beijo beijo

    http://www.jafomoslegais.com

  • Reply Flávia 7 de outubro de 2015 at 6:19 PM

    Gabi, acho que posso te chamar assim. Pois, depois de li este post, estou me sentindo íntima. 😊

    Como foi bom ler esse conteúdo, me deu um ânimo muito maior. Fez eu perceber que não é difícil só pra mim.

    Parabéns! Com toda essa dedicação e carinho, você faz um trabalho maravilhoso. Estou in ❤️ por você e pelo blog…

    Vou correndo providenciar os materiais para começar a fotografar assim também!

  • Reply 16 de outubro de 2015 at 10:48 AM

    Gabi, onde você achou esse graveto pra fazer o suporte pro fone? Esse segundo menorzinho (onde ele realmente fica apoiado) já fazia parte ou você encaixou ali? Como fez? Obrigado! ;)

    • Reply Gabriela 16 de outubro de 2015 at 1:49 PM

      Zé, eu moro no mato, aqui do lado de casa tem um terreno cheio de árvore, peguei de um galho caído. Escolhi um que ainda não estava podre e já tinha esse ganchinho. O que eu fiz foi só serrar no tamanho que eu queria, e lixar as pontas pra dar o acabamento. ;)

      • Reply 19 de outubro de 2015 at 11:40 AM

        Obrigado, vou tentar achar um! :)

  • Reply Eli Martins 6 de novembro de 2015 at 2:45 PM

    Menina, como não te achei antes… fiquei louca com seu blog, amei tudo.
    Estas dicas são sensacionais, tão acessíveis que todos nós podemos ter fotos lindas.
    Indo já na loja de festas buscar meus “rebatedores”.

    Parabéns, sucesso!

    Bj

  • Responder